Perfil

Domingos Armani tem 59 anos, é natural de Bento Gonçalves/RS, reside em Porto Alegre. É sociólogo e mestre em Ciência Política (UFRGS).

Armani desenvolveu diversificada militância social desde o final dos anos 70, seja como integrante de organizações ligadas às igrejas (CEBs, Pastoral da Juventude, Pastoral Universitária), como militante partidário, seja como fundador e integrante de Ong (CAMP 1983-1990).

Do final dos anos 80 ao início dos 90 foi professor em duas instituições de ensino superior (FAPA/P.Alegre, 1989-90 e Unisinos/São Leopoldo, 1989-03).

Tem atuado como professor convidado na UFRGS desde 1999 ena PUC–RS desde 2010,  e em outras universidades públicas e privadas em cursos de Especialização e de extensão na área de Gestão Social.

Entre 1991 e 1997 residiu em Londres onde atuou como Coordenador do Programa Brasil da Ong britânica Christian Aid.

Desde 1997, quando voltou ao Brasil, atua como consultor independente em desenvolvimento social e institucional.

Armani acumulou experiência nacional e internacional na área da consultoria social, tanto a Ongs, como a organismos de igrejas, movimentos sociais, órgãos públicos, agências internacionais e institutos e fundações empresariais. Atuou como consultor em países como a Bolívia, o Perú e a Argentina na América Latina,  em Angola e Moçambique na África, e na Índia.

Suas principais áreas de atuação tem sido o planejamento estratégico participativo, a avaliação institucional, planos de sustentabilidade & mobilização de recursos, a capacitação sobre elaboração e avaliação de projetos sociais, e a facilitação de seminários e reuniões.

Armani tem inúmeros artigos publicados, foi organizador de quatro livros e autor de outros dois, um deles sobre elaboração de projetos sociais (de 2000), e outro sobre mobilização de recursos (de 2008).

Currículo Lattes

Perspectiva metodológica

A perspectiva metodológica geral que orienta minhas atividades de consultoria se assenta nos seguintes princípios:

  • O processo, seja ele de planejamento, de avaliação ou de consultoria regular, é desenvolvido sempre como um processo participativo, onde todos/as são considerados sujeitos do processo.
  •  Todo processo de consultoria é tanto gerador de produtos como também um gerador de aprendizados.
  • O sujeito principal do processo de aprendizado será sempre a instituição contratante, daí que o processo deverá propiciar adequada sinergia entre a condução externa e a construção coletiva de conhecimentos centrada na equipe da instituição e em seus interlocutores chave.
  • O processo de planejamento é compreendido como um processo reflexivo coletivo organizado metodologicamente, baseado no balanço crítico da experiência, na escuta qualificada, interna e externa, na reflexão fundamentada sobre conceitos e referenciais metodológicos, e também, na prospecção de oportunidades e desafios, com o propósito maior de aprender para poder transformar, o sujeito e sua práxis.
  • Do ponto de vista ético-político, o processo de planejamento é concebido e desenvolvido como um processo de mobilização da instituição e de seus principais stakeholders, visando o fortalecimento da instituição, de suas parcerias e de sua ação programática.
  • Cabe ao(s) facilitador(es) do processo se posicionar para escutar e compreender, aportar referenciais teóricos, provocar reflexões, dialogar com todos os atores envolvidos, moderar oficinas, sistematizar informações e os produtos do processo.

3 Respostas para “Perfil

  1. Janete Santana

    Olá Armani,

    Sou estudante de Secretariado Executivo pela UFBA e estamos trabalhando com o seu livro Como escrever projetos sociais, para elaborar nosso projeto de conclusão de curso. Armani parabéns a linguagem é clara e objetiva. Com certeza este trabalho ajudará aqueles que pensam em começar qualquer tipo de projeto de pesquisa.

    Obrigada.

    Janete Santana

  2. Ana Lorena

    Oi, meu nome é Ana Lorena Marques, também sou aluna do curso de Secretariado Executivo da UFBA, estou lendo o livro “Como Elaborar Projetos?” para a elaboração de um projeto de conclusão de curso. Armani, só tenho elogios a dispor, o livro é ótimo, muito esclarecedor, linguagem clara. Parabéns!

  3. Jamile Souza

    Oi Armani,
    sou estudante da Universidade Federal da Bahia, do curso de Gestão Pública e Gestão Social, me chamo Jamile e utilizamos seu livro e a matriz lógica como conteúdo na disciplina Elaboração de Projetos. Realmente, “Como Elaborar Projetos?” é bem interessante, objetivo e enriquecedor. Obrigada!

Deixe um comentário