Agenda

Destaques novembro – dezembro:
  •  Análise dos novos desafios à incidência das OSCs no seminário do CAIS-MISEREOR, em Brasília/DF.
  • Preparação e facilitação da reunião de planejamento e alinhamento do Fundo Juntos pela Educação, com Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A, em São Paulo.
  •  Assessoria ao processo de reestruturação institucional de Diaconia, com reuniões em novembro e dezembro, em Recife.
  • Participação da reunião do Instituto C&A, em São Paulo.
  • Trabalho de campo da avaliação da Adra, em Angola.
  • Monitoramento & avaliação da implementação do Plano Estratégico do CONIC, Brasília.

Aconteceu setembro – outubro:

  • Participação no curso da Parceiros Voluntários com Abong em Porto Alegre sobre OSCs, Novo Marco Regulatório e Mobilização de Recursos, ministrando aula sobre “OSCs e Sustentabilidade”.img_1479
  •  Análise das propostas de projetos coletivos dos participantes do Programa Geração DUX da Fundação Gerações, em Porto Alegre.
Destaques setembro – outubro:
  • Finalização da avaliação institucional de Diaconia, com apresentação do relatório ao Conselho Diretor em Recife/PE.
  • Preparação e facilitação de workshop de 4h de duração sobre “o político, as relações de poder e o conflito de interesses” para 25 gerentes de unidades do SESI-RS.
  • Moderação do 2º encontro do grupo de jovens lideranças participantes do Programa Geração DUX da Fundação Gerações, em Porto Alegre.
  • Facilitação, juntamente com Mauri Cruz, de oficina de capacitação de 8h de duração sobre “sustentabilidade e mobilização de recursos” para 60 representantes de OSCs de Porto Alegre, em projeto da Ong Parceiros Voluntários.
  • Início do processo de avaliação do plano quinquenal da ADRA, Angola, em processo que se estenderá até o final de 2016.
  • Preparação e facilitação de reunião de planejamento e negociação de Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A para acordar futuro do Fundo Juntos pela Educação, em São Paulo.
Destaques julho – agosto
  • Finalização do processo de mentoring com Juliano Colombo, Superintendente do SESI-RS, em Porto Alegre.
  • Finalização da avaliação externa do Inesc (DF) em agosto, justamente no momento da comemoração de seus 37 anos.

14045868_1403396499676240_1828073690580758929_n

  • Finalização da colaboração no processo de atualização estratégica do Fundo Baobá (Recife/São Paulo), com a atualização da identidade político-institucional e da proposta programática.
  • Realização da palestra aberta em Feira de Santana/BA sobre “novos desafios para as OSCs brasileiras”, precedendo a assessoria ao encontro de parceiros de TdH Suiça.

13698056_1060966270664896_1414329168687758429_o

  • Realização do trabalho de campo e seminário com Conselho Diretor e Equipe de Diaconia como parte da avaliação institucional, em Recife/PE.

13988090_1154931657884073_235752078075845439_o

  •  Realização do primeiro encontro de orientação sobre elaboração e implementação de projetos sociais para turma de jovens lideranças do Programa Dux da Fundação Gerações, em Porto Alegre/RS.

14086220_1241928919191669_4805754681341059156_o

Destaques maio – junho
  • Realização do trabalho de campo da avaliação externa do Inesc (DF), juntamente com Luciana Salgado e Márcia Brito.
  • Início do processo de atualização estratégica e programática do Baobá – Fundo para Equidade Racial, a realizar-se entre maio e agosto (Recife).
  • Realização de palestra e de disciplina sobre Elaboração de Projetos em curso de Graduação em Serviço Social da FAR – Faculdade Antonio Rosado (Teresina/PI).
  • Apresentação do relatório da avaliação externa do Fundo Brasil de DH (São Paulo).

Aconteceu: 

  • Confraternizando com pessoal da Pós-Gradução em Serviço Social da FAR em Teresina, depois de curso sobre Elaboração de Projetos.

13239970_1040251116069223_2799010250113856844_n

Destaques março – abril:
  • Trabalho de campo da avaliação do Fundo Brasil de DH, com finalização das entrevistas.
  • Finalização do planejamento operacional 2016 de Oxfam Brasil, em São Paulo.
  • Início do processo de avaliação do Inesc, juntamente com demais avaliadores, em Brasília.
  • Término da formação em coaching (IBC) e início da oferta de serviços de coaching e mentoring.
  • Participação no 9o Congresso do Gife, em São Paulo.
Aconteceu:
  • Realização do 1o módulo da formação em coaching do IBC, em Porto Alegre. 12742147_10153731790679902_3552845781392562776_n
  • Reunião com o Conselho de Diaconia para apresentar as conclusões e recomendações da avaliação externas de 2015, em Recife.
Destaques Janeiro – Fevereiro 2016
  • Finalização dos processos de elaboração do programa de Oxfam Brasil sobre “desigualdades urbanas e juventude” e do planejamento estratégico 2016-20, em São Paulo.
  •  Processo de planejamento operacional 2016 da Oxfam Brasil, em São Paulo.
  •  Preparação e facilitação da primeira reunião de staff do Instituto C&A, em São Paulo.
  •  Início do processo de avaliação dos editais de seleção de projetos do Fundo Brasil de DH, em São Paulo.
  •  Reunião de monitoramento do Plano Estratégico do Conselho Regional de Psicologia do RS, em Porto Alegre.
Aconteceu
  •  Foram 05 dias intensos e produtivos os da avaliação e planejamento estratégico do Instituto C&A em São Roque/SP, no início de dezembro.
foto-jan
  • A equipe da Oxfam Brasil, criada em 2015, teve sua primeira reunião geral de planejamento estratégico, em Atibaia/SP, em dezembro.

foto-jan1

Aconteceu

  •  Foi avaliada como excelente a reflexão coletiva no Seminário de Intercâmbio Mobilização de Recursos junto à Sociedade, promovido por Pão para o Mundo, com o apoio do ELO, no Rio de Janeiro.
 participantes.3

 

plenário

Destaques Novembro – dezembro 2015:

  • Diálogo para elaboração de proposta de avaliação do Fundo Brasil de DH, com foco na análise da forma “edital público”, São Paulo.
  • Preparação e facilitação do Seminário Ampliado de Atualização Estratégica da Justiça Federal do RS, em Porto Alegre.
  • Preparação e facilitação do Seminário de Intercâmbio Mobilização de Recursos junto à Sociedade, promovido por Pão para o Mundo, com o apoio do ELO, no Rio de Janeiro.
  • Preparação e facilitação das últimas oficinas de OXFAM BRASIL para elaboração de seu plano estratégico 2016-20 e de seu programa para juventude e desigualdade no contexto urbano, em São Paulo.
  • Preparação e facilitação da reunião geral de staff do Instituto C&A para balanço do triênio 2013-15 e planejamento do ciclo 2016-21.

Destaques Setembro – outubro 2015:

  • Finalização do trabalho de campo do processo de avaliação de Diaconia (Recife) e elaboração/apresentação do relatório preliminar
  • Facilitação de duas reuniões do processo de planejamento estratégico 2016-21 do Instituto C&A, com a elaboração do Mapa da Transformação (Teoria da Mudança).
  • Início da consultoria aos processos de planejamento estratégico da Oxfam Brasil (São Paulo) e de elaboração multi-stakeholder do seu programa sobre juventudes e desigualdade no urbano.
  • Consultoria à Justiça Federal do RS na concepção e preparação do Seminário Ampliado de planejamento estratégico 2015, em Porto Alegre.
  • Palestra sobre Protagonismo e Sustentabilidade nas Organizações da Sociedade Civil no painel Cenário do Terceiro Setor no Brasil do 6° Encontro Gaúcho do Terceiro Setor, promovido pela Fundação Semear, que acontece entre os dias 28 e 29 de outubro, em Novo Hamburgo/RS.

Aconteceu

  • Palestra «Protagonismo e Sustentabilidade nas Organizações da Sociedade Civil», no Painel: O Cenário do Terceiro Setor no Brasil, no 6º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor (certificado)

Domingos Armani-terceirosetor

Destaques julho – agosto 2015:
  • Finalização do processo de avaliação do Centro Sabiá (PE) cujo foco foram os dilemas e desafios de organizações que crescem muito rapidamente em função da mobilização de recursos públicos, com análise da sua sustentabilidade e de seus riscos neste contexto.
  • Início do processo de avaliação de meio termo do Plano Decenal da Diaconia (PE), com foco na identificação de avanços e dificuldades, bem como na análise crítica da efetividade da nova abordagem territorial do trabalho.
  • Realização da reunião anual dos parceiros do programa Desenvolvimento Institucional do Instituto C&A, refletindo sobre a relação entre a execução de projetos e o desenvolvimento institucional e o contexto nacional mais amplo. Publicarei reflexões deste encontro em setembro.
  • Continuidade do processo de planejamento estratégico do Instituto C&A com base na Teoria da Mudança (Theory of Change).

Aconteceu

  • Foi excelente o curso de 24h sobre Sustentabilidade & Mobilização de Recursos para ativistas sociais em Teresina/PI, com 30 representantes de 07 organizações parceiras de Brücke Le Pont(Suíça), no início de julho. Logo apresentarei reflexão sobre os desafios específicos da MR em organizações populares no blog.

teresina-PI

Destaques maio – junho 2015:
  •  Realização da primeira fase do trabalho de campo da avaliação do Centro Sabiá (Recife).
  • Início do processo de planejamento estratégico institucional do Instituto C&A, com base na Teoria da Mudança, juntamente com Lycia Vasconcellos Neumann (São Paulo).
  • Reuniões de monitoramento do Plano Estratégico do Conselho Regional de Psicologia do RS (Porto Alegre).
  • Participação no painel no Festival 2015 da ABCR (São Paulo).

Aconteceu

  • Foi excelente o curso sobre Teoria da Mudança no INTRAC, em Oxford. Estou pronto para iniciar experiências de planejamento e avaliação utilizando a ToC.

IMG_20150317_140325496_HDR

Destaques março – abril 2015

  • Consultoria à CARE Holanda na prospecção de parceiros para projeto internacional a ser realizado no Brasil.
  • Início do processo de avaliação do desenvolvimento institucional do Centro Sabiá (Recife/PE), juntamente com Silvio Porto, que analisará os resultados e impactos do trabalho.
  • Elaboração do relatório final da avaliação externa da Ação Educativa, São Paulo.
  • Participação no curso Theory of Change for planning and impact assessment, no INTRAC, Oxford/Inglaterra.
  • Esboço preliminar do documento de política institucional de PMA do Instituto C&A.
  • Monitoramento do andamento da execução do Plano Estratégico 2014-16 do CRP-RS (Conselho Regional de Psicologia), Porto Alegre.
Destaques janeiro – fevereiro 2015
  •  Elaboração do relatório preliminar da avaliação externa do Plano Trienal 2013-15 da Ação Educativa e sua apresentação em reunião em São Paulo no dia 23 de fevereiro.
  •  Facilitação da 1a reunião geral de staff 2015 do Instituto C&A, em Recife.
  • Palestra sobre Terceiro Setor e Sustentabilidade Institucional para equipes do Programa Florescer e suas franquias, pelo Instituto Elisabeta Randon, em Caxias do Sul.
Destaques novembro – dezembro 2014
  • Preparação e facilitação da reunião geral de staff do Instituto C&A, em São Paulo.
  • Início do processo e trabalho de campo da avaliação do Plano Trienal da Ação Educativa, São Paulo.
  • Preparação de cursos sobre elaboração de projetos e mobilização de recursos para 2015.
Aconteceu
  • Finalização do processo de avaliação externa da Plataforma de DH – Dhesca Brasil e das Relatorias em DH. Apresentação e discussão sobre o relatório da avaliação agendada para início de novembro em Brasília.
  •  Finalizado o processo de 05 oficinas de elaboração participativa do Marco Lógico do Programa Novos Horizontes do SESI-RS, em Porto Alegre.
  •  Iniciado ciclo de 4 encontros de formação de gestores no TRF da 4a Região sobre Cenários Prospectivos do TRF4, em Porto Alegre.
  • Participação no painel de discussão sobre avaliação promovido pelo Projeto Avaliação do Instituto Fonte, na ESAG/UDESC em Florianópolis.
Destaques setembro – outubro 2014
  • Facilitação de cursos de extensão e de pós-graduação em Elaboração de Projetos e Mobilização de Recursos, em colaboração com o Ethos, Teresina/PI.
  • Início da série de 04 oficinas de reflexão sobre “Cenários Prospectivos do TRF 4a Região – tendências e desafios“, com turma de gestores do TRF da 4a Região, em Porto Alegre/RS.
  • Facilitação de reuniões da equipe do Instituto C&A, em Campinas, São Paulo e Brasília.
Aconteceu
  • Facilitação do encontro de formação sobre Identidade das Organizações do Campo da Criança e do Adolescente em Florianópolis, como parte do projeto de Desenvolvimento Institucional do ICom, no CAIS.DSC5848. ICom Set 2014 (1)
  • Facilitação de cursos sobre elaboração de projetos e mobilização de recursos em Teresina, com a Ethos.
    Foto_Turma_Ethos_PI folder-curso-Ethos-PI
  • Palestra sobre “Sustentabilidade, democracia e liderança” no seminário de formação do Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe, em agosto, em São Leopoldo/RS. IMG-20140902-WA0000
  • Preparação e facilitação da reunião organizada pelo Instituto C&A sobre “cultura de doação no campo do investimeto social privado”, envolvendo também WINGS, GIFE  e IDIS, em Campinas/SP, em agosto.
  • Condução de reflexão na Assembléia da ANCED, em Brasília-DF, resultado na matriz de planejamento trienal da rede.
  • Entre março e agosto foram realizadas as 05 oficinas de elaboração participativa do marco lógico do programa Novos Horizontes do SESI/SENAI/IEL-RS, visando a criar condições para a futura avaliação de impacto do programa.
  • Facilitação, entre março e maio, do processo de reflexão do PROAME sobre sustentabilidade institucional e mobilização de recursos, resultando em um plano de MR, em São Leopoldo/RS.
  • Participação e moderação de mesas em atividades do 8o Congresso do GIFE, em São Paulo/SP, em março.CAP_3786GIFE8oCongresso 2014
  • Preparação e facilitação de seminário da CÁRITAS NACIONAL sobre desafios do novo cenário nacional e os desafios organizativos da Rede Cáritas, em Brasília-DF.
  • Entre março e maio, foi realizada a avaliação externa do programa Ação para Crianças da CESE em Salvador, como parte da avaliação internacional deste programa apoiado por Wilde Gansen (Holanda). A avaliação foi coordenada por INTRAC (Oxford/Inglaterra) em quatro países – India, Africa do Sul, Quênia e Brasil.
  • Coordenação, entre fevereiro e agosto, do processo de reuniões e seminário de reflexão sobre a relevância dos fundos independentes, como parte de projeto do GIFE, culminando na organização da publicação virtual “Investimento social independente: para fortalecimento e autonomia das organizações da sociedade civil”, no prelo.
  • Em fevereiro, foi iniciado o processo de planejamento estratégico participativo do Conselho Regional de Psicologia do RS (CRP-RS), em Porto Alegre, finalizado em julho.IMG_6016
Destaques Fevereiro 2014:
  •  Início da consultoria ao GIFE sobre o fortalecimento dos investidores sociais de natureza independente, envolvendo reuniões, seminário e a organização de uma publicação.
 Aconteceu:
  •  Participação no encontro de início do processo de planejamento do GIFE, em São Paulo, no dia 22 de janeiro.

IMG-20140128-WA0000

  •  Reuniões com o IEPP (Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia) para preparar trabalho sobre a constituição de uma Ong.
  •  Preparação do trabalho de campo da avaliação do programa Ação para Crianças da CESE (Salvador), com apoio de Wilde Ganzen (Holanda), como membro da equipe de INTRAC(Oxford).
  •  Facilitação da primeira reunião da equipe gerencial do Instituto C&A em 2014, em Campinas.
Destaques Janeiro 2014:
  • Análise documental e preparação e planejamento do trabalho de campo da avaliação internacional do programa Action for Children, de Wild Ganzen (Holanda), operado no Brasil pela CESE (Salvador), integrando a equipe de avaliadores de INTRAC (Inglaterra).
Aconteceu:
  • Facilitação da reunião geral de staff de final de ano do Instituto C&A, em Atibaia/SP.DSC09688
 Destaques de novembro-dezembro:
  •  Oficinas iniciais do processo de consultoria ao PROAME (São Leopoldo/RS), envolvendo diagnóstico  das condições de sustentabilidade institucional.
  • Seminários finais de formação de futuros gestores do SESI-RS (PEDAL), com temas como “o novo ativismo”, “responsabilidade social empresarial” e “processo social e mudança”.
  • Participação na mesa redonda Organizações da Sociedade Civil: protagonismo e sustentabilidade na feira Ong Brasil 2013, em São Paulo, com lançamento do livro “OSCs: protagonismo e sustentabilidade”, do Instituto C&A (organizado por Domingos Armani).
 Aconteceu:
  • Participação da reunião de apresentação e reflexão sobre o relatório de análise externa dos projetos apoiados por Cáritas França/SC junto à Cáritas RS.
  • Participação da oficina “Ativismo Delicado”, facilitada por Alan Kaplan (África do Sul), juntamente com Flora Lovatto e Ana Biglione, em São Paulo.
  • Participação na reunião de apresentação da proposta final do plano estratégico do CONIC, em São Leopoldo/RS
Destaques set/out 2013:
  • Finalização do processo de elaboração do plano estratégico do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, em Brasília. 
  • Participação do Social Good Brasil, cujo tema é “inovação social numa sociedade conectada”, em São Paulo.
Aconteceu:
  • Facilitação do primeiro encontro do programa de formação em gestão social do SESI-RS, com o tema Complexidade – Uma nova forma de olhar para ver mais, em Porto Alegre.
IMG-20130916-WA0000
  • Participação no Directors Meeting, em Salvador, representando a equipe de INTRAC (Oxford/UK) na avaliação do programa Ação para Crianças 2007-2013  (Wilde Ganzen/Holanda) no Quênia, Índia, Africa do Sul e Brasil. 
  • Reuniões com equipe Cáritas RS, movimentos e pastorais sociais com Cáritas França/Secours Catholique ref. análise dos projetos da parceria entre 2006 e 2013.

Reunião com equipe Cáritas RS

Reunião com equipe Cáritas RS

Reunião com MS e Pastorais Sociais

Reunião com MS e Pastorais Sociais

 

Aconteceu:

  • Oficina sobre projetos sociais para candidatos ao prêmio da FACENS 2013, em Sorocaba/SP.
    DSC01575 FACENS
  • Visita à Cáritas Bagé/RS no processo de avaliação da parceria com Cáritas França/Secours Catholique.

Prefeito Dudu recebe a visita do consultor da Cáritas França

Prefeito Dudu recebe a visita do consultor da Cáritas França

Destaques de julho e agosto 2013:
  • Redação do capítulo “Considerações Finais” do livro com os resultados da pesquisa “Arquitetura de Apoio às OSCs no Brasil” da Fundação Getúlio Vargas e Articulação D 3.
  • Assessoria na elaboração do edital de seleção de projetos sociais – Conseps – e respectivos instrumentos, da FACENS – Sorocaba/SP.
  • Conjunto de atividades sobre “sustentabilidade institucional” na EST – Escola Superior de Teologia da IECLB, em São Leopoldo/RS , envolvendo reunião com gestores, oficina e palestra para alunos.
  • Consultoria no processo de elaboração do edital do programa Desenvolvimento Institucional do Instituto C&A voltado à produção e disseminação de conhecimento acerca do tema.
Aconteceu:
  • Facilitação do seminário sobre sustentabilidade institucional com gestores da Associação das Irmãs Franciscanas de São José (AIFSJ), em Angelina/SC.
  • Facilitação da 1a oficina de planejamento estratégico do CONIC, em Gramado/RS.
  • Série de reuniões setoriais (Áreas e Direção) no Instituto C&A com foco no alinhamento estratégico de programas e projetos.
Destaques maio e junho 2013:
  • Condução do processo de avaliação dos projetos da Cáritas RS apoiados por Cáritas França/Secours Catholique entre 2006 e 2012, com reuniões iniciais, análise documental e início do trabalho de campo em 9 dioceses.
  • Condução do processo de planejamento estratégico (2013-2018) do COMIN, órgão de trabalho indigenista da IECLB, iniciando com seminário em São Leopoldo/RS.
  • Condução do processo de planejamento estratégico do CONIC – Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (DF), com realização de seminário em Gramado/RS.
  • Preparação e facilitação de dois seminários sobre “sustentabilidade das OSCs”, em OIinda e Fortaleza, com organizações sociais e escolas parceiras do  Programa pela Educação Integral doFundo Juntos Pela Educação – Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A.
ACONTECEU:
  • Facilitação de curso sobre marco lógico e ciclo de projetos para cerca de 50 organizações parceiras de KNH-NE, em Jaboratão dos Guararapes/PE.

KNH_NE

  • Facilitação de oficina (40h) de planejamento estratégico da CASA DA MULHER DO NORDESTE, com cerca de 25 participantes, em Recife.
  • Participação das reuniões iniciais do processo de avaliação dos projetos da Cáritas RS apoiados por Cáritas França/Secours Catholique, em Porto Alegre.
Destaques Abril 2013:
  • Participação como convidado no Seminário Arquitetura Institucional de Apoio às OSCs, promovido pela Articulação D3 e pelo Centro de Estudos em Administração Púbica e Governo/FGV, para divulgação e debate acerca da pesquisa sobre o financiamento às OSCs brasileiras, em São Paulo.
  • Facilitação do curso sobre o ciclo de projetos e o marco lógico para parceiros de KNH na região Nordeste, em Jaboatão dos Guararapes/PE.
  • Facilitação de oficina de planejamento estratégico da Casa da Mulher do Nordeste – CMN, em Recife.

ACONTECEU:

  • Facilitação da 1a reunião geral de staff de 2013 do Instituto C&A, em Barueri/SP.
  • Entrevista sobre gestão social para o aluno Iago Itã Almeida Pereira do curso de Graduação Tecnológica em Gestão Pública e Gestão Social da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia.
  • Reuniões sobre organização de rubricas de orçamento e sobre estratégias de mobilização de recursos com Imama/RS.
Destaques Fevereiro e Março 2013:
  • Preparação e facilitação do seminário (40h) de planejamento estratégico do ELO/Salvador.
  • Preparação e facilitação da 3a reunião do GT da Cáritas Brasileira para refletir e propor ajustes relativos aos desafios organizacionais e de sustentabilidade institucional, em Brasília.
  • Participação da reunião de devolução da avaliação externa do PDI do Instituto C&A, em Recife.
  • Elaboração de paper sobre história, identidade, tipologia e questões chave das OSCs brasileiras para a ANDI (Brasília), como subsídio à análise da cobertura da mídia nacional sobre as OSCs de 2006 a 2012.
  • Preparação e facilitação da elaboração da matriz do projeto Conviver para 2014-17 (40h), convênio ELO-PETROBRAS, em Salvador.

ACONTECEU:

  • Facilitação do seminário de planejamento estratégico do ELO, em Salvador/BA.foto_PE_ELO.Fev13_3
  • Avaliação externa de meio termo do projeto Conviver, convênio ELO (Salvador) e Petrobras.
  • Facilitação da reunião geral de staff do Instituto C&A em Perinópolis/GO.
Reunião de Staff do Instituto C&A

Reunião de Staff do Instituto C&A

Destaques Dez 2012

  • Preparação e facilitação da reunião de staff do Instituto C&A, em Pirenópolis/GO.
  • Avaliação externa de meio termo do projeto Conviver, da Petrobrás na Bahia, gerenciado pelo ELO/Salvador.
  • Elaboração do relatório final do diagnóstico institucional de ECOA, Campo Grande para IUCN-NL, Both Ends e Wetlands International.

Destaques Out – Nov 2012

  • Série de entrevistas com integrantes do Conselho Curador e Fiscal da Fundação Otacílio Coser, membros da família Coser e executivos dos Grupo Coimex, visando a identificar percepções, visões e propostas para futuro da FOC, em São Paulo.
  • Preparação e facilitação de oficina de elaboração de indicadores do Mapa Estratégico com equipe do Instituto C&A, em Recife.
  • Oficina sobre o Marco Lógico com representantes de organizações sociais com projetos apoiados pela Rede de Parceria Social que tem como âncora o Instituto Elisabetha Randon, em Novo Hamburgo.
  • Palestra sobre redes e seus desafios no I ENCONECTAR, promovido pelo Grupo Terceiro Setor Conectado, em Vitória.
  • Io. encontro do GT da Cáritas Brasileira ref. desafios organizacionais e de sustentabilidade, buscando identificar uma agenda de reflexão estratégica, em Brasília.

ACONTECEU:

  • Palestra sobre Sistemas de PMAS e assessoria rápida à Direção institucional e principais programas/projetos da AIC – Associação Imagem Comunitária, em Belo Horizonte.

Palestra sobre Sistemas de PMAS – AIC, Belo Horizonte

  • Participação no painel “Desafios das Organizações Sociais Brasileiras“ promovido pela FCORS (Federação dos Círculos Operários do RS), com o tema “Sustentabilidade e Mobilização de Recursos”, em Porto Alegre.
  • Palestra para organizações partricipantes do projeto Transparência da Parceiros Voluntários sobre “Sustentabilidade e Transparência em Organizações Sociais”, em Porto Alegre.
  • Palestra sobre redes e seus desafios no I ENCONECTAR, promovido pelo Grupo Terceiro Setor Conectado, em Vitória.
domingos_armani_ES

Domingos Armani abordou o tema “Rede: uma estratégia de mobilização”.

Destaques Set 2012

      • Facilitação de curso de 20h sobre elaboração de projetos para a Escola Umbuzeiro em Jacobina/BA, apoiada pelo Instituto de Permacultura da Bahia.
      • Início da facilitação, junto com Diana Garcia,  do curso EaD sobre Mobilização de Recursos promovido pela Fundación Claritas, da Argentina.
      • Início do processo de assessoria à Cáritas Brasileira para atualização da relação entre análise de contexto, proposta de ação e estrutura organizacional.
      • Facilitação da oficina para elaborar plano de mobilização de recursos junto à AMUCC, em Florianópolis, com o apoio da American Cancer Society.
      • Palestra sobre sustentabilidade e transparência e accountability para organizações que participaram do  projeto “Transparência e Prestação Contas” da Parceiros Voluntários, em Porto Alegre.

ACONTECEU:

      • Realização de oficinas de planejamento estratégico junto à Associação Amor Próprio (Itajaí/SC) e LMECC (Mossoró/RN).
      • Facilitada reunião de staff do Instituto C&A, em Campinas.
      • Facilitada oficina de elaboração do plano de mobilização de recursos da Casa da Mulher do Nordeste, em Recife.
      • Proferida palestra sobre ”Terceiro Setor e OSCs” no I Ciclo Itinerante de Formação para o Terceiro Setor, em Porto Alegre.

Segue abaixo o link em que foram disponibilizadas as gravações em áudio do Ciclo de Palestras da ARF, para vossa utilização. São 04 arquivos compactados em 01, de formato “.rar”. Utilize o WinRar para extrair os arquivos.

http://www.mp.rs.gov.br/areas/fundacao/arquivos/arquivo_arf.rar

Destaques Ago 2012

  • Aulas, presenciais e virtuais, na disciplina “Metodologia de Elaboração de Projetos” do curso do IFCH da UFRGS voltado a diretores e professores do Programa Mais Educação.
  • Curso de 3 dias sobre Elaboração de Projetos para técnicos do Instituto de Permacultura da Bahia.
  • 3a oficina com Casa da Mulher do Nordeste para elaboração de plano de mobilização de recursos.
  • Finalização e apresentação em reunião do documento “Fundações privadas: o desafio da perenidade” para a Fundação Otacílio Coser.
ACONTECEU:

  • Revisão editorial dos 10 Estudos de Caso produzidos por organizações participantes do PDI do Instituto C&A para futura publicação.
  • Redação de artigo sobre mobilização de recursos para publicação na revista eletrônica Portas.

Destaques Jul 2012

  • Preparação e facilitação de reunião do Fórum de Educação Integral, promovido por Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A, em São Paulo.
  • Preparação e facilitação da reunião de Gerentes & Coordenadores do Instituto C&A, em Campinas.
  • Revisão do material didático do curso virtual sobre Mobilização de Recursos a ser promovido no Brasil pela Fundación Claritas da Argentina.
ACONTECEU:

  • Facilitação da oficina sobre Desenvolvimento Institucional para organizações sociais integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social de Palhoça/SC, parte do “Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional de OSCs” do ICom (Florianópolis).
  • Oficina de orientação sobre elaboração de Plano Estratégico para o Imama-RS, atividade do Projeto Vitoriosas apoiado pela ACS (American Cancer Society), em Porto Alegre.
  • Palestra na semana acadêmica do curso de Políticas Públicas no IFCH, UFRGS, em Porto Alegre.

Destaques Jun 2012

  • Início da redação e da coordenação editorial da publicação sobre Desenvolvimento Institucional do Instituto C&A, tarefa a qual ocupará praticamente todo o ano de 2012, com publicação prevista para início de 2013.
  • Reunião de trabalho com Diana García da Fundación Claritas, Argentina, visando preparar participação em curso à distância sobre Mobilização de Recursos em OSCs no Brasil, a ser realizado entre setembro e novembro de 2012.
  • Oficina sobre Identidade e Governança Institucional com 20 organizações sociais de Palhoça/SC, mobilizadas pelo ICom de Florianópolisno âmbito de seu Programa de DI.

ACONTECEU:

  • Oficina sobre Modelos de Gestão com Rosa Viva, Toque de Vida, Amar e Assocrio – 04 Ongs de combate ao câncer de Fortaleza/CE, no âmbito das atividades de fortalecimento institucional de 06 Ongs da Femama com a ACSAmerican Cancer Society (USA).

Destaques Mai 2012

  • 1a oficina de elaboração de plano de mobilização de recursos da Casa da Mulher do Nordeste/Recife.
  • Proposição de roteiro para publicação sobre Desenvolvimento Institucional relativa à experiência do PDI – Instituto C&A.
  • Seminário sobre Modelo de Governança & Gestão na LMECC (Mossoró/RN) e oficina sobre Modelos de Gestão com Rosa Viva e outras Ongs de combate ao câncer de Fortaleza/CE, no âmbito das atividades do contrato de fortalecimento institucional de 06 Ongs da Femama com a ACS  – American Cancer Society (USA).

ACONTECEU:

Apresentação no Seminário Gestão Democrática e Mobilização de Recursos para a Construção de Novas Cidadanias para as Mulheres, promovido por Casa da Mulher do Nordeste, Centro das Mulheres do Cabo e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural-NE, com apoio OXFAM e AECID, em Recife, entre os dias 13 e 14 de abril de 2012.

Destaques Mar – Abr 2012

  • Facilitação do curso de 16h sobre Marco Lógico para equipe da Ong Parceiros Voluntários e também de 16h para as equipes técnicas das entidades âncora da Rede de Parceiros Social 2012, em Porto Alegre.
  • Assessoria e facilitação à oficina do GT de Formação responsável pelo processo de PMA da Cáritas Brasileira, em Brasília/DF.
  • Finalização e apresentação do levantamento sobre formas de sustentação financeira e de governança de fundações corporativas no Brasil, para a Fundação Otacílio Coser, São Paulo/SP.
  • Redação do artigo sobre “desenvolvimento institucional” na experiência do PDI (Programa de Desenvolvimento Institucional) do Instituto C&A.
   Destaques Jan – Fev 2012
  • Preparação e facilitação do planejamento estratégico da CESE, Salvador (BA).
  • Preparação e facilitação da reunião conjunta do Instituto Arcor Brasil e do Instituto C&A sobre Educação Integral, São Paulo (SP).
Destaques Dez 2011
  • Levantamento sobre formas de sustentação de fundações empresariais, para subsidiar reflexão interna na Fundação Otacílio Coser – FOC (ES e SP).
  • Proposição da agenda e da metodologia e facilitação da reunião de final de ano do staff do Instituto C&A (SP).
Destaques Out – Nov 2011
  • Condução da avaliação externa dos resultados do Plano Trienal 2009-11 da Assema (MA).
  • Facilitação da oficina de Planejamento Estratégico do Instituto Arcor Brasil (SP).
  • Apresentação de estudos sobre o Nordeste e sobre Mobilização de Recursos no Encontro de Parceiros de Terres des Hommes Brasil, Salvador (BA).
  • Realização de pesquisa acerca da percepção externa sobre perfil e qualidade dos serviços do ELO – Ligação e Organização (Salvador/BA), junto aos seus parceiros brasileiros.
  • Participação no encontro de parceiros do Instituto C&A em comemoração aos seus 20 anos (SP).
Destaques Ago – Set 2011
  • Elaboração de Estudo de Mobilização de Recursos para Terres des Hommes Suiça no Brasil.
  • Realização de curso com 60 horas sobre Elaboração de Projetos para servidores da Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Rio Grande do Sul através da FDRH.
  • Assessoria metodológica no processo preparatório ao Congresso Nacional da Cáritas Brasileira.
  • Orientação e acompanhamento à produção de artigos e estudos de caso sobre desenvolvimento institucional por parte de organizações parceiras do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto C&A.

Destaques Jun – Jul 2011

  • Assessoria ao processo de reflexão estratégica do Instituto C&A na revisão do Plano 2006-15.
  • Plano de Desenvolvimento Institucional da ACM (Associação Cristã da Mocidade) em Angola.
  • Assessoria à ACS (American Cancer Society) para fortalecimento institucional de 06 Ongs brasileiras à Femama, até maio de 2013.

Palestra 06/05/2011: Sustentabilidade das OSCs

Palestra sobre “Sustentabilidade das OSCs” na UDESC para lideranças de Ongs de Florianópolis, promovida pelo ICom no dia 06/05/2011.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s