Desenvolvimento Institucional – fator chave para a mudança social

Analisando recentemente algumas experiências de desenvolvimento social apoiadas por instituições internacionais e corporativas brasileiras, dei-me conta de quão frágil são os referenciais e limitadas as abordagens da problemática do desenvolvimento institucional, isto é, do fortalecimento integral e integrado das organizações sociais.

O mais comum é que o fortalecimento das organizações sociais seja traduzido pelo aperfeiçoamento técnico e gerencial, pelo fortalecimento de capacidades, revelando que o que importa é apenas sua performance.

Poucas vezes se identificam experiências nas quais o desenvolvimento institucional das organizações é tratado não somente em sua dimensão de capacidades técnicas, mas também e concomitantemente, em sua inescapável dimensão política.

Acreditar que as organizações da sociedade civil podem ser apenas organismos prestadores de serviços significa supor que o Estado e o Mercado são os únicos atores capazes de resolver os problemas da sociedade e que as organizações sociais são a eles subordinadas em imaginação, propósitos e recursos. Querem nos fazer crer que tudo é uma questão de forma e de qualidade.

Se não tratamos as organizações da sociedade civil como sujeitos políticos autônomos, cuja razão de ser está na catalisação de processos de mudança social, como esperar avanços sustentáveis e duradouros na qualidade da Democracia e do Desenvolvimento Social que temos?

Para isso, o desenvolvimento institucional das organizações sociais deve ser trabalhado em todas as suas dimensões e em sua integralidade. Com isso, as organizações poderão se fortalecer como sujeitos políticos capazes de incidir na institucionalidade.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s