Publicações

investimento2014 Armani, Domingos (org.). Investimento Social Independente: para fortalecimento e autonomia das Organizações da Sociedade Civil. São Paulo: GIFE, 2014.  Publicação para leitura (aqui) e impressão (aqui).

A situação atual da abordagem de mobilização de recursos no Brasil. Revista Eletrônica Portas, v. 5, n. 5, março 2014.

livro_protagonismoOrganizações da sociedade civil: protagonismo e sustentabilidade. Recife: Instituto C&A, 2013.

OSCs no Brasil: a relevância dos atores. In: Armani, Domingos (org.).OSCs: protagonismo e sustentabilidade. Recife: Instituto C&A, 2013, pp. 13-33.

O desenvolvimento institucional como chave de leitura das organizações. In: Armani, Domingos (org.). OSCs: protagonismo e sustentabilidade. Recife: Instituto C&A, 2013, pp. 61-77.

Sustentabilidade das OSCs: a difícil arquitetura da autonomia. Relatório de Pesquisa da FGV sobre Arquitetura Institucional de Apoio às OSCs no Brasil [Considerações finais]. Julho 2013.

Organizações da sociedade civil: porque a sociedade precisa delas. Texto elaborado para a Andi – Comunicação & Direitos, no âmbito de seu projeto Mídia e OSCs. Porto Alegre, julho 2013.

A Democracia como Vetor da Mudança Social. Tecendo  as Redes da Democracia: a incidência pública de articulações e redes. Sistematização do PAE – Programa de Apoio Estratégico. Salvador: CESE, novembro 2011, p. 110-127.

O Desafio da Complexidade. Portal do CAMP, agosto 2011. link

Ser Útil à Sociedade. IECLB: Revista Novo Olhar. São Leopoldo: Ed.Sinodal. Ano 9, n. 40, julho-agosto 2011, p.24-25.

Novos desafios à luta por direitos e democracia no Brasil – sustentabilidade das organizações da sociedade civil (org.,  junto com Rubén Pecchio). Recife: AliançaInterage, março 2010. http://institutofonte.org.br

Organizações da sociedade civil: sustentabilidade e democracia. In: Novos desafios à luta por direitos e democracia no Brasil – sustentabilidade das organizações da sociedade civil (org.,  junto com Rubén Pecchio). Recife: Aliança Interage, março 2010, p. 45-60.

Tipos de Sistemas de Governança em OSC. Texto-subsídio ao 2o Diálogo Ampliado do PDI – Programa de Desenvolvimento Institucional do Instituto C&A. Porto Alegre: mimeo, novembro 2009.

Mobilização de recursos – um desafio para a organização e a gestão. Comunidade de Reflexão Política do Portal Mobilizar, março 2009.

Sobre as Lutas Sociais na Democracia. CAMP – Curso de Formação de Agentes de Desenvolvimento, Apostila no. 4, O Desenvolvimento Local na Perspectiva da Transformação Social. CAMP: Porto Alegre, novembro 2008, p. 15-17.

Ongs: sujeitos políticos democratizantes. CAMP – Revista Comemorativa dos 25 anos. CAMP: Porto Alegre, 2008.

Mobilização de recursos: uma abordagem singular. Comunidade de Reflexão Política do Portal Mobilizar, setembro 2008.

Mobilizar para Transformar – A Mobilização de Recursos nas Organizações da Sociedade Civil. São Paulo: Peirópolis; Recife: Oxfam, 2008. (leia aqui)

O livro aborda a questão da mobilização de recursos em organizações da sociedade civil. A obra é fruto de vivências coletivas, baseadas no conceito de “mobilização de recursos” desenvolvido no Brasil pela organização não-governamental Oxfam Grã-Bretanha, que oferece um viés inovador sobre a sustentabilidade. O modelo derruba a visão de entrave a ser superado e coloca a mobilização de recursos – em todas as suas perspectivas – como uma das etapas integrantes do processo de transformação social e formação cidadã. O campo de referência utilizado no texto é a experiência realizada em oito organizações sociais brasileiras, entre 2002 e 2007, que tiveram o modelo aplicado. Editora Peirópolis

O Sentido do planejamento na mobilização de recursos. In: Mobilizar – a experiência do programa de formação em mobilização de recursos da Aliança Interage. Recife: Aliança Interage, 2008.

Monitorando e avaliando mudanças. Revista Eletrônica Portas, v.2, n.2, jun. 2008. http://www.acicate.com.br/portas

O desenvolvimento institucional e a mobilização de recursos como condições de sustentabilidade das entidades da sociedade civil. In: A Sustentabilidade Institucional de Entidades da Sociedade Civil Brasileira. Recife: EQUIP e CCFD, 2008, p.11-26.

Da Mobilização de Recursos à Sustentabilidade Institucional. Mimeo, 2007.

As Redes da Vida. Revista Cáritas, Ano 25, Edição Especial 50 Anos – Outubro 2006, p.41. As Redes da Vida

Além do Trivial. In: O Fio da Meada: de onde vem a mudança? Reflexões sobre o Desenvolvimento Local. Maristela Bernardo e Lidiane Melo (orgs.). São Paulo: Peirópolis, 2005, p. 81-92.

A Sustentabilidade das Ações Sociais. Revista Cáritas, Ano 24, n° 75 – Outubro 2004, p. 9.

Sustentabilidade: desafio democrático. Sustentabilidade: aids e sociedade civil em debate. Secretaria de Vigilância em Saúde, Coordenação Nacional de DST e Aids. Brasília: Ministério da Saúde, 2004, p. 09-14. Disponível em: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/sustenta.pdf

* [Também publicado em: IN: Hans-Jürgen Fiege, ONGs no Brasil: perfil de um mundo em mudança. Fortaleza: Fundação Konrad Adenauer, 2003, pp.141-152.].

Em Busca do Público: um olhar externo sobre a experiência de gestão da TVE e da RÁDIO CULTURA. Porto Alegre: mimeo, outubro de 2002.

O Desenvolvimento Institucional Como Condição de Sustentabilidade das ONGs Brasileiras. In: AIDS e Sustentabilidade: sobre as ações das organizações da sociedade civil. Coordenação Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde. Brasília: 2001.  Disponível em: www.bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Cd10_17.pdf

* [Também publicado em: Steil, Carlos Alberto (org.). “Projetos Sociais”. Humanas – Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UFRGS, vol.24, N° 1/2. Porto Alegre: 2001, p.56-70].


Como Elaborar Projetos? Guia Prático para a Elaboração e Gestão de Projetos Sociais.
Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.

Este livro responde a uma necessidade real e atual das organizações que atuam na área do desenvolvimento social. Não se trata de uma receita pronta, mas de um guia prático, elaborado com base na soma de experiências na área, o que garante ao leitor orientação segura na busca dos resultados pretendidos. Esta publicação, resultado da iniciativa da Amencar (Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente), em parceria com a Tomo Editorial, pode e deve ser usada por todos os que atuam, seja na área social, universitária, administrativa ou econômica, na elaboração, desenvolvimento ou avaliação de projetos. Tomo Editorial

Concepções e Práticas de Desenvolvimento Institucional na Rede PAD. Relatório da Sistematização Nacional sobre DIDO. Porto Alegre, 2000.

BRAZIL: a country profile. Documento subsídio ao processo de avaliação do programa de co-financiamento da União Européia no Brasil, agosto 2000, mimeo.

Breve mapa  do contexto  das ONGs brasileiras. Texto-síntese da pesquisa bibliográfica realizada no âmbito do Projeto Peydi (Planificación Estratégica y Desarrollo Institucional) no Brasil para ICCO (Holanda). Porto Alegre: mimeo, 1999. Disponível no site da Associação Brasileira de Ongs – Abong. Breve Mapa do Contexto das ONGs brasileiras

PMA – Planejamento, Monitoramento e Avaliação: Conceitos, Origens e Desafios. Caminhos: Planejamento, Monitoramento e Avaliação-PMA. Salvador: Encontro de Agentes de Projetos – CESE, 1998.

* [Também publicado em: Steil, Carlos Alberto (org.). “Projetos Sociais”. Humanas – Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UFRGS, vol.24, N° 1/2 Porto Alegre: 2001, p. 98-114].

(org.). “Agricultura e Pobreza: Construindo os Elos da Sustentabilidade no Nordeste do Brasil”. Relatório do Estudo promovido por ICCO (Organização Intereclesiástica para o Desenvolvimento), Holanda, sobre os desafios à promoção da agricultura sustentável no Nordeste. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1998.

Este livro apresenta as conclusões de estudo sobre agricultura sustentável mediante análise do trabalho de desenvolvimento rural de quatro ONGs do Nordeste do Brasil. O estudo foi promovido pela ICCO (Organização Intereclesiástica de Cooperação ao Desenvolvimento) como parte de sua estratégia para identificar os principais desafios e os caminhos mais promissores da promoção da agricultura sustentável na América Latina. Tomo Editorial

Os Desafios Institucionais das ONGs Pró-Agricultura Sustentável. In: Agricultura e Pobreza: Construindo os Elos da Sustentabilidade  no Nordeste do Brasil. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1998.

Desenvolvimento Institucional: mapeando o conceito. Apresentação realizada no III Encontro de Agências de Cooperação com Programas no Brasil, Salvador. In: Cadernos de documentos utilizados na III Reunião de Agências. Abril 1997.

Publicações em colaboração

Armani, Domingos, Schmitt, Cláudia e Carvalho, Isabel. Diaconia & Desenvolvimento: identidade e perspectivas do gerenciamento de projetos na IECLB. Relatório Geral do Diagnóstico Participativo do Serviço de Projetos de Desenvolvimento da IECLB, Porto Alegre, maio 1999.

Cordeiro, Ângela, Schmitt Cláudia Job e Armani, Domingos. Organizações Sociais Rurais Diante do Ajuste: o caso do Brasil. Relatório do estudo para a FAO (América Latina). Mimeo, abril/2003.

de Kadt, Emanuel et alli. “NGOs and Institutional Development”, DGIS/Bilance, Icco & Novib, Number 68 in the series of programme evaluations on the Co-financing Programme, The Hague, 1997. (Relatório final do estudo sobre desenvolvimento institucional das ONGs brasileiras, elaborado por Emanuel de Kadt com a colaboração de Domingos Armani e outros cinco membros da equipe).

* [Publicado no Brasil pela ABONG, Cadernos Abong N° 24, abril 1998, sob o título “As ONGs e o desenvolvimento institucional”.]

Materiais para download

Mobilizar. A experiência do programa de formação em mobilização de recursos da Aliança Interage

Práticas de Gestão de Ongs – publicação Abong.

Entrevista para CAMP EM PAUTA, julho de 2010

Entrevista ao site Setor3, 2005

Introdução ao Desenvolvimento Institucional, EAP, CESE, Salvador/2002

Fala no Encontro do PAE da CESE, Salvador/2001

Orientações para utilização da técnica SWOT/FOFA

6 Respostas para “Publicações

  1. Débora

    Gostaria de saber como adquirir os livros citados acima.

    • infofluxo

      O livro Como Elaborar Projetos foi publicado em 2000 pela Ed. Tomo, de Porto Alegre. Ele pode ser adquirido diretamente na editora (http://www.tomoeditorial.com.br), tomo@tomoeditorial.com.br ou em livrarias de todo o Brasil indicadas no site da editora ou ainda pela venda on line de sites das grandes livrarias, como Saraiva ou Cultura.
      O mesmo vale para o livro Mobilizar para Transformar – a mobilização de recursos nas organizações da sociedade civil, publicado em 2008 pela Ed. Peirópolis, de São Paulo, o qual é vendido pelas grandes livrarias nas capitais e grandes cidades, podendo também ser adquirido por venda on line.
      Boa leitura e bom proveito!

  2. Ligia Vercelli

    Prezad Armani

    Estou realizando uma pesquisa de doutorad sobre projetos sociais desenvolvios por universidades. Preciso de referências bibliográficas. Você tem como me ajudar?

    Obrigada

  3. D. Armani

    Ligia, sinto muito mas não tenho como ajudar… Que ótimo que tomaste este tema, pois esta é uma área da ação social pouco conhecida e relativamente pouco debatida.
    Olhando rapidamente em volta, achei uma publicação da Abong que pode ser de interesse: “Ongs e Universidades: desafios para a cooperação na A. Latina (Ed. Peirópolis, SP, 2002). Nela há um artigo de Luiz Eduardo W. Wanderley (PUC/SP), “Ongs e universidades: desafios autais”, que pode ser inspirador para teu trabalho.
    Boa sorte!

  4. Núbia Maria Gonzaga da Silva

    Bom dia,

    Sou da Cáritas de Manaus e gostaria de saber como podemos ter acesso a estas publicações do Domingos Armani.

    São muito boas as temáticas que ele aborda,

    Fico no aguardo,

    Grata,

    Núbia Gonzaga
    Cáritas

    • infofluxo

      Núbia, para quem está em Manaus, o melhor é solicitar os livros via vendas online das grandes livrarias (Cultura, Saraiva, FNAC).
      O livro da Aliança Interage (Novos Desafios à Luta por Direitos e Democracia no Brasil), não é comercializado, devendo ser solicitado diretamente à Aliança Interage, em Recife.
      Boa sorte!
      D. Armani

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s